Como acertar na escolha do arquiteto
em Presidente Prudente

Design sem nome.jpg

7 minutos de leitura

Confira as melhores dicas para não errar na hora de escolher seu arquiteto 

Você vai descobrir agora quais critérios você deve levar em consideração na escolha de profissionais que vão garantir que seu projeto atenda à suas necessidades e que não lhe traga dores de cabeça e desperdício de dinheiro.

 

Muitas pessoas chegam ao nosso escritório infelizes porque contrataram profissionais que criaram projetos inadequados, pois não se atentaram a uma série de questões importantes como por exemplo o padrão construtivo,  funcionalidade dos ambientes e conforto térmico, trazendo grandes prejuízos financeiros e gastos com alterações em reformas.

Isso não quer dizer que agiram por mal, mas por falta de experiência e conhecimentos. O fato é que se esses clientes tivessem se inteirado dessas 7 dicas que vamos lhe dar, não teriam esses problemas.

Pensando nessas pessoas e nas que se sentem perdidas sobre qual profissional contratar quando querem construir, reformar ou decorar seu imóvel, tivemos a idéia de compartilhar esta informação para ajudá-los na escolha de um bom profissional.

 

É claro que nossos mais de 12 anos de experiência e por já termos realizado o sonho de centenas de pessoas nos deram total autoridade e autonomia para juntar essas 7 dicas que consideramos infalíveis.

 

Provavelmente você já deve saber que o Arquiteto é o principal e primeiro profissional que você deve contratar, pois ele é responsável por criar o projeto no qual você fará um grande investimento financeiro. 

 

E ainda, ele estará envolvido do começo ao fim da obra, desde a avaliação do terreno, todo o processo executivo do projeto até a finalização com o acabamento, como pisos, iluminação e revestimentos. Ele também faz a compatibilização do projeto arquitetônico com os projetos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, etc) 

 

Vamos agora às 7 dicas.

1. Pesquise candidatos

patenteabilidade Pesquisa

Hoje a internet se tornou uma vitrine dos profissionais.  É bem provável que todos tenham sites, páginas nas redes sociais como facebook, Instagram.

 

A primeira coisa a ser feita na pesquisa, é avaliar os trabalhos que eles já desenvolveram para que você identifique se o profissional tem o estilo que você deseja. 

IMPORTANTE: Assegurar-se de que tais projetos, imagens, fotos em seus perfis sejam realmente de sua autoria  e não de terceiros ou meras inspirações.

 

Após fazer alguma seleção, procure referências de pessoas que o conhece ou conhece seu trabalho, procure saber quanto tempo ele atua no mercado, procure por depoimentos de antigos clientes e visite pessoalmente obras que ele executou.

2. Verifique registro no CAU

Design sem nome (1).jpg

É muito importante que você entre no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo e verifique a regularidade do arquiteto que deseja marcar uma reunião, pois alguns podem estar com alguma irregularidade, o que pode gerar problemas em etapas burocráticas como a de aprovação de projeto na prefeitura.

O número de registro deve ser parecido com esse da nossa arquiteta responsável A95138-2.

3. Primeira reunião

reunião de negócios

É como ir ao médico, para ter o melhor proveito da reunião, antes, você deve se fazer algumas perguntas que provavelmente um bom arquiteto fará para conhecer você melhor e poder pensar no seu projeto de modo personalizado e efetivo.

 

As perguntas vão desde dados demográficas como quantas pessoas vão ocupar a edificação, qual a idade delas, até algumas mais subjetivas, de interesses e comportamento, como, o que você e as pessoas que morarão na casa gostam, como são seus estilos, cores preferidas, o que esperam com essa mudança…

 

Tente ser objetivo sobre sua necessidade, é uma construção nova? Uma reforma? Decoração? Consultoria?

 

No caso de uma construção nova, se o terreno já tiver sido adquirido, anote sua localização, quadra, lote e leve até o profissional, para que ele possa verificar as leis urbanísticas que norteiam as regras para construção em seu lote.

E não se esqueça de deixar claro o orçamento que você tem disponível para todo o processo, pois o arquiteto vai adequar as dimensões e características do projeto a ele.  

Tire dúvidas com relação ao custo médio por metro quadrado de material e mão de obra para execução da edificação e outras mais.

 

Diante de suas informações, o profissional lhe ajudará a entender o que é possível, quantos metros quadrados e qual padrão de acabamento você consegue construir com o orçamento que possui disponível.

4. Acompanhamento da obra

Gerente no canteiro de obras

Alguns profissionais não acompanham a obra e isso pode ser um problema. É importantíssimo que o responsável técnico acompanhe todas as etapas da obra, sendo imprescindível a vistoria da parte estrutural da casa.

 

Nós da Fersant temos a parceria ideal entre arquiteta e engenheiro. Tanto projetos quanto a obra são executados em conjunto, garantindo assim uma maior exatidão na execução e segurança da obra.

 

A responsabilidade técnica pela obra e portanto o dever desse acompanhamento deve ser do responsável técnico da obra que pode ser o mesmo profissional autor do projeto ou outro.

 

Esse acompanhamento de obra deve ser mais do que uma passadinha na obra, deve ser uma conferência efetiva. Vale mais as conferências pontuais e efetivas por etapa da obra do que passadinhas frequentes sem objetivos claros.

5. Exija a proposta de serviço

Documentos e borradas Homens de Negócios

É de extrema importância que o arquiteto lhe dê a proposta do serviço constando com clareza quais são os serviços mínimos necessários (obrigatórios) para a execução legal da edificação, como o projeto arquitetônico e o serviço de vistoria da obra exercido pelo responsável técnico da obra.

 

Existe também os projetos complementares de importância estrutural e de segurança como o estrutural, elétrico e hidráulico, e os de importância estética e de bem estar como os projetos de design de interiores e paisagismo.

 

É importante que o profissional deixe claro quais desses serviços estão inclusos em seu orçamento, e quais não estão, a quantidade de visitas/vistorias de obra, prazos para execução dos serviços, custos dos serviços e quais são os custos extras não inclusos necessários para aprovação e legalização, como as taxas de prefeitura e outros órgãos, e por fim é preciso que fique claro as formas de pagamento.

6. Domínio dos fatores climáticos de Presidente Prudente

Design sem nome (2).jpg

É imprescindível que o arquiteto se atente a esta importante questão que faz toda a diferença na projeção de uma edificação e que garante a salubridade, o conforto térmico e eficiência energética do edifício.

 

O projeto deve levar em consideração o clima da cidade e a posição solar em relação à edificação, fachadas que ficam para oeste e norte por exemplo são mais ensolaradas, e o sol da tarde, mais quente, incide sobre elas e aquecem muito os ambientes.

 

Essas fachadas não devem conter muitas aberturas, principalmente grandes e com vidro, o que promove um super aquecimento. Nem sempre aquela desejada fachada principal com grandes janelas em vidro é possível.

 

Esse é um dos importantes motivos para que o profissional esteja envolvido desde a escolha do terreno,  fase em que nós da Fersant fazemos questão de avaliar e orientar. 

 

A utilização da ventilação cruzada nos ambientes se apropriando da predominância do vento do município é outro ponto importante.

 

E por fim, o arquiteto deve estar atento ao aproveitamento máximo da iluminação natural.

7. Tenha maior retorno financeiro

Real brasileiro

Esta dica é a melhor de todas, simplesmente porque mexe com nosso bolso.

 

Tanto pela nossa imobiliária, quanto pelo escritório de arquitetura e engenharia, nos deparamos com os "elefantes brancos", que na verdade são casas que foram construídas fora do padrão de sua localização, em outras palavras, as pessoa acabam gastando mais do que o valor de mercado do imóvel, tornando a construção que deveria ser um grande investimento, em um grande prejuízo.

Você deve estar pensando: Ah! Mas eu não tenho a intenção de vender minha casa, vou morar para sempre nela.

A maioria de nós construímos nossa casa com essa intenção, mas são muitas situações que ocorrem na vida e de repente, necessitamos mudar os planos e vendê-la.

 

Aí vem a dor de ter que vendê-la abaixo do valor que foi gasto para construí-la e acaba-se perdendo muito dinheiro. Por isso aqui na Fersant nos preocupamos com essa importante questão, para que caso o cliente resolva vender o imóvel, ele obtenha lucro, que a construção seja de fato um grande investimento.

Portanto, aqui no Fersant Arquitetura e Engenharia, você fica tranquilo com relação a isso, transformamos seu sonho em seu melhor investimento, com projetos funcionais, que levam em consideração a localização e o padrão construtivo, com melhor relação custo- benefício e que ainda transformam sua construção em espaços de colecionar memórias. 

Venha investir seu sonho com a gente!

Dica extra/bônus

Design sem nome (3).jpg

Esta dica é a melhor de todas, simplesmente porque tempo é o nosso bem mais precioso, e com sua otimização, sobra mais tempo para estarmos com quem mais amamos, nossa família e amigos.

É fato que com as 7 dicas anteriores você já irá economizar muito tempo e dinheiro, além de evitar dores de cabeça no futuro.

Mas para te ajudar ainda mais, a última dica, é mais do que uma dica, é  uma oportunidade de você obter mais informações detalhadas de nossa equipe de profissionais e se sentir com mais segurança ao contratar um serviço de arquitetura.

 

Estamos aqui para te ajudar a encontrar atalhos, tirar dúvidas, economizar tempo e agilizar esse processo pelo qual está passando.

Basta você clicar no botão de chat/whatsapp e deixar suas informações que entraremos em contato o mais rápido possível.

O que nossos clientes andam dizendo

imagem renato uchoa circular.png

"O serviço é excelente, atendimento agradável e entrega dentro do prazo."

Renato Uchoa, 2019

Construtor

eduardo munhoz.png
margareth.png

"Fiquei muito satisfeito com o meu projeto, equipe muito profissional, atendeu todas as minhas necessidades."

"Perfeito, ela fez alguns reajustes no meu projeto que havíamos finalizado há 9 anos, e tudo  numa boa."

Eduardo Munhoz, 2019

Empresário

Margareth Fará, 2019

Autônoma

Alguns de nossos trabalhos

WhatsApp Image 2020-01-20 at 00.27.12.jp
WhatsApp Image 2020-01-20 at 00.25.43.jp
WhatsApp Image 2020-01-20 at 00.25.43 (1
WhatsApp Image 2020-01-20 at 00.28.37.jp
WhatsApp Image 2020-01-20 at 00.33.02.jp

Quer conhecer mais dos nossos trabalhos, veja nossas publicações  nas redes sociais.

instagram-logo.png
kisspng-facebook-inc-farmville-facebook-
whatsapp-logo-1.png